23 January, 2007

Introdução ao biogás


O biogás é um gás produzido por digestão anaeróbia da matéria orgânica. Este é constituído por 60 a 70% de metano e 30 a 40% de anidrido carbónico.O biogás resulta, em geral, de desperdícios agro-pecuários e é utilizado quer para aquecimento de pocilgas e estábulos, quer na produção de electricidade.Os sistemas de biogás tornam-se cada vez mais populares, por serem uma forma limpa de produção de energia eléctrica. O gás metano produzido nos maciços sanitários é aproveitado e conduzido até estações de conversão, onde é utilizado para a alimentação de motores e geradores de energia.

16 January, 2007

Comentário


Desde Dezembro de 2004, que os ventos da serra da Cabreira, no concelho de Vieira do Minho, produzem uma média de 55 gigawatts/hora por ano de energia renovável.
A Câmara de Vieira do Minho recebe aproximadamente 113 mil euros anuais, o que representa 2,5 % do valor facturado. Segundo Humberto Sousa, do Grupo SIIF realça que as eólicas são os únicos empreendimentos de produção de energia em que há uma percentagem que reverte para as autarquias locais.

11 January, 2007

Links

http://www.energiasrenovaveis.com/html/energias/eolica.asp

http://www.naturlink.pt/canais/Artigo.asp?iArtigo=2431&iLingua=1

http://www.centrobraga.com/mpcore.php?name=Noticias&file=article&sid=6746

http://www.edp.pt/EDPI/Internet/PT/Group/Media/EDPNews/2006/eolica.htm

http://opiniaoenoticia.com.br/interna.php?mat=2045

Comentário


“Se temos vento que nos dá energia a baixo custo e se, com ela, temos a possibilidade de reutilizar, então não podemos desperdiçar este nosso verdadeiro ‘tesouro’. Temos que o trabalhar tanto quanto possível”.

Miguel Barreto, director-geral de Geologia e Energia in Expresso

Comentário


A produção de energia de origem nacional é apenas de 3.98Mtep sendo basicamente resultante da biomassa e das centrais hídricas. No entanto o nosso país tem potencialidades pouco aproveitadas no que respeita à energia eólica.
In Jornal de Notícias

Energias Alternativas


Nos nossos dias a utilização dos combustíveis fosseis é cada vez mais indispensável e, por isso, foi assinado, em 1997, um protocolo denominado Protocolo do Quioto com o objectivo de, os países industrializados, reduzirem em 5% as emissões de gases com efeito de estufa responsáveis pelo aquecimento planetário.Hoje existem energias que nos podem ajudar a ultrapassar a independência dos combustíveis fosseis, mais económicas e menos poluentes -Energias alternativas. Estas energias são também denominadas por energias renováveis pois são obtidas de fontes naturais capazes de se regenerar, sendo estas inesgotáveis.