06 March, 2007

Energia Solar: Abundante, mas cara!

A energia solar é uma energia limpa, renovável e abundante, porém, é muito difícil de usá-la directamente. Existem três maneiras de fazer o seu uso:
Apartir das células fotovoltáicas, que são consideradas as que mais prometem da energia solar; apartir da luz solar, que é directamente transformada em energia, através de placas que viram baterias; e a partir dos captadores planos, ou, colectores térmicos, que, num lugar fechado, aquecem a água, que com pressão do vapor, movem turbinas ligadas aos geradores.
Também chamados de captadores de energia, os espelhos côncavos reflectores, mantêm a energia do sol que aquecem a água com mais de 100° C em tubos, que com a pressão, movimentam turbinas ligadas ao gerador. O único e pequeno problema dos espelhos côncavos, é que eles têm que acompanhar directamente os raios do sol, para fazer um aproveitamento melhor.Como à noite e em dias chuvosos não tem sol, a desvantagem da energia solar, é que nesses casos ela não pode ser aproveitada, por isso que é melhor produzir energia solar em lugares secos e ensolarados.

1 comment:

Portal Energiamais said...

Infelizmente esta ainda é a nossa realidade. O Sol, que é a maior fonte de energia que a natureza nos deu, não pode ter o seu potencial aproveitado na sua plenitude unicamente por motivos econômicos.